segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Um ateu que procura o sentido da vida


Um ateu que procura o sentido da vida

Woody Allen, mesmo sendo ateu, se incomoda pela falta de fé em algo

Um dos mais respeitados diretores, produtores e comediantes de sua geração, Woody Allen, de 78 anos, carrega uma dubiedade dentro de si. Ao mesmo tempo que é filho de mãe judia, portanto etnicamente considerado judeu, é também ateu. Já deu declarações polêmicas a respeito da sua falta de crença em Deus, além de ter escrito um livro chamado God: a comedy in one act (Deus: uma comédia em um ato, em tradução livre).


Mas, mesmo que o diretor viva essa ideologia, parece que a falta de fé em algo também o incomoda. Durante uma coletiva de imprensa em Paris, na divulgação de seu último filme, ele disse que sua vida foi vazia, triste e sem sentido. “Por ser ateu e não acreditar numa razão para estarmos aqui, tive uma vida muito triste, sem esperança, assustadora”, confessou.
Ele ainda reflete mais sobre o assunto: “Você nasce sem um motivo claro, sente uma comichão sexual inexplicável para ter filhos, os tem, e então eles têm os seus filhos, e você tampouco entende a razão. Mais um pouco, e o mundo desaparece, e depois o universo”.
Talvez toda essa depressão seja reflexo do escândalo em que ele foi protagonista no começo deste ano. Sua filha adotiva, Dylan Farrow, acusou-o de tê-la molestado quando ela era criança, o que, provavelmente, o abalou.
Allen colecionou vários sucessos ao longo dos anos, mas também escândalos em igual proporção em sua conturbada vida real. Agora colhe o saldo do que plantou e reflete que a falta de crença em Deus talvez não tenha sido uma boa escolha.
A ausência de fé tirou toda a esperança de Allen e trouxe-lhe uma melancolia profunda, “quase palpável”. O que ele talvez não tenha entendido até hoje é que a fé em Deus não precisa de argumentos científicos ou teológicos para existir e trazer resultados.
Diante dos problemas, ter fé em Deus faz toda a diferença. É dela que vem a força para crer na transformação e fazer algo para mudar a situação. É nos momentos difíceis que ela dá suporte para o ser humano ter exatamente o que tem faltado a Allen: felicidade, esperança e vida com um propósito.























Esta dinâmica é feita nas Unidades da Fundação Casa de São Paulo, com a orientação dos técnicos da Fundação Casa e Obreiros da IURD.
Pastor Geraldo Vilhena (Coordenador de evangelização em Unidades da Fundação Casa de São Paulo)

UNIVERSAL NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA:Qual a importância da Folha Universal nesta dinâmica?
Pastor Geraldo Vilhena responde: A Folha Universal é rica em diversas informações que edifica os jovens internos e famílias na parte espiritual e social.
UNIVERSAL NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA: Por que edifica na área espiritual?
Pastor Geraldo Vilhena responde: Por que os jovens tem informações de varias mensagens dos Bispos e pastores e também aos testemunhos de transformação de vida

UNIVERSAL NA FUNDAÇÃO CASA O senhor tem observado mudanças?
Pastor Geraldo Vilhena responde: Sim                                                                depois da implantação deste projeto os jovens internos tiveram mais interesse pela leitura.  Tendo como conseqüência um grande crescimento espiritual e educacional  na vida dos jovens da Fundação Casa.


É usado como fonte a FOLHA UNIVERSAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário