terça-feira, 3 de março de 2015

Davi não matou Golias. Será?

Davi não matou Golias. Será?

Há até mesmo quem duvide que Davi tenha existido. Leia e entenda melhor essa história





Corre pela internet uma série de textos com a intenção de mostrar que a Bíblia contém erros e não é digna de confiança. Há inclusive postagens que questionam se Davi, quando era um simples pastor, matou mesmo Golias, o gigante filisteu.

A história que conhecemos é a do franzino Davi matando o grande inimigo com uma pedrada certeira de sua funda, como vemos em 1 Samuel:
“Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra.
Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; porém não havia espada na mão de Davi.
Pelo que correu Davi, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, e desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe com ela a cabeça. Vendo os filisteus que era morto o seu herói, fugiram.” 1 Samuel 17.49-51
No entanto, há quem diga que a Bíblia cai em contradição, pois repete a morte de Golias em outro trecho, em Samuel 2, que narra outras batalhas na época em que o rei Saul já havia morrido:
“Houve ainda, em Gobe, outra peleja contra os filisteus; e Elanã, filho de Jaaré-Oregim, o belemita, feriu a Golias, o geteu, cuja lança tinha a haste como eixo de tecelão.
Houve ainda outra peleja; esta foi em Gate, onde estava um homem de grande estatura, que tinha em cada mão e em cada pé seis dedos, vinte e quatro ao todo; também este descendia dos gigantes.
Quando ele injuriava a Israel, Jônatas, filho de Siméia, irmão de Davi, o feriu.” 2 Samuel 21.19-21
Por essa passagem bíblica, muitos questionam as Escrituras e dizem que a história de Davi é falsa – alguns “estudiosos” do assunto, inclusive, sugerem que o ex-pastor de ovelhas que se tornou rei teria roubado a autoria da façanha de outro guerreiro também de uma família de Belém, portanto seu conterrâneo, para se promover. Muitos já chegaram a duvidar que Davi tenha sido um personagem real, não passando de um herói fictício, criado pelos judeus para enaltecer a sua raça. Mas achados arqueológicos confirmam a existência do rei.
A Verdade
Quem questiona a Bíblia sobre a autoria da morte de Golias poderia ter feito uma pesquisa um pouco mais completa. As diferenças entre as duas passagens são bem visíveis em alguns pontos.
Um desses pontos é que, lendo os outros versículos antes e depois dos mostrados acima, vemos que são duas épocas diferentes: uma na juventude de Davi e outra quando ele já era um conceituado guerreiro. São batalhas diferentes, com os mesmos inimigos, os filisteus.
No segundo trecho, inclusive, os versículos anteriores a ele mostram que os filisteus empregavam guerreiros de grande porte, alguns com mais de 2 metros de altura, como Golias – não só pela enorme força física, mas como intimidação visual, algo bem comum nas guerras antigas. Outro trecho deixa isso bem claro:
“Isbi-Benobe descendia dos gigantes; o peso do bronze de sua lança era de trezentos siclos, e estava cingido de uma armadura nova; este intentou matar a Davi.
Porém Abisai, filho de Zeruia, socorreu-o, feriu o filisteu e o matou; então, os homens de Davi lhe juraram, dizendo: Nunca mais sairás conosco à peleja, para que não apagues a lâmpada de Israel.
Depois disto, houve ainda, em Gobe, outra peleja contra os filisteus; então, Sibecai, o husatita, feriu a Safe, que era descendente dos gigantes.” 2 Samuel 21.16-18

Os voluntários da UNIVERSAL, que desenvolve um importante trabalho
de fé racional dentro das unidades da Fundação CASA de São Paulo.

Realizaram neste ultimo domingo na unidade da Fundação Casa ouve um grande evento para adolescentes e suas famílias.
Os voluntários do grupo chegam á unidade com equipamentos de
Som, teclado, bolos, refrigerantes, sorvetes, livros e bíblias.
Tudo é feito com muito carinho e dedicação para atender aos
Adolescentes e suas famílias. 


A primeira cantora do começo da  UNIVERSAL  Cristina Miranda inicia o evento com suas canções de louvores para adorar o Senhor Jesus.



O momento muito importante a realização da palestra esclarecedora sobre drogas ministrada pelo Robson ex-usuário, Amauri ex-usuário e traficante. Ambos vivenciaram
Durante 10 anos de suas vidas este mundo das drogas e criminalidade
Colocando inclusive a vida se sua família em risco pode perceber
Que o preço é muito alto, pois são muitas vidas em jogo.
Mas o mal faz com que tudo pareça normal, por pior que seja a situação vivida.
As famílias e adolescentes estiveram muito ativos e participantes durante
Toda realização da palestra.





Na oportunidade esteve presente o Pastor Geraldo
Vilhena coordenador do projeto Universal na Fundação Casa
Em todo estado de São Paulo. Passou uma palavra muito importante
Sobre a ação dos espíritos do mal que agem na vida dos adolescentes.
Fazendo com que cometam os delitos e acabam envolvendo-se com
O mundo obscuro das drogas. Mas que através do importante trabalho
De libertação e do arrependimento entregando suas vidas ao Senhor Jesus para a cura dos vícios.


Logo após o Pastor Geraldo ministra uma oração de libertação,



Para finalizar este evento foram distribuídos vários bolos, refrigerantes, sorvetes. Mas mais importante que alimento também foi doado













Bíblias e livros a ultima pedra referência ao mundo errado das drogas.




 
Sem duvida a semente foi plantada e agora o milagre em cada coração ficará por conta do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário